Georgia Salanti estudou Matemática na Grécia, Epidemiologia na Bélgica e Sociologia no Reino Unido. PhD em Estatística pela Universidade Ludwig-Maximillians de Munique, na Alemanha. Professora associada em Bioestatística e Epidemiologia na Universidade de Berna, na Suíça. Trabalha na área de síntese de evidências desde 2003 e contribuiu para a metodologia de meta-análise e revisões sistemáticas.
Professora Titular do Centro Nacional de Epidemiologia (CNE-ISCIII) na Espanha e Diretora Científica do Consórcio de Pesquisa Biomédica em Saúde Pública e Epidemiologia (CIBERESP). É epidemiologista oncológica, mas enquanto Diretora do CNE-ISCIII durante a pandemia de COVID-19, foi coordenadora científica do estudo soroepidemiológico nacional de base populacional ENE-COVID. Atualmente coordena o pilar de Medicina Preditiva da Estratégia IMPaCT (iniciativa Nacional de Medicina de Precisão), com a criação de uma grande coorte populacional que servirá de infraestrutura de pesquisa para o país como um todo.
Peter J. Hotez, M.D., Ph.D. é reitor da Escola Nacional de Medicina Tropical e professor de Pediatria e Virologia Molecular e Microbiologia no Baylor College of Medicine, onde também é codiretor do Texas Children's Center for Vaccine Development (CVD) e do Texas Children's Hospital Endowed Chair of Tropical Pediatria. Professor Universitário na Baylor University, Fellow em Doenças e Pobreza no James A Baker III Institute for Public Policy, Senior Fellow no Scowcroft Institute of International Affairs na Texas A&M University, Faculty Fellow no Hagler Institute for Advanced Studies no Texas A&M University e Health Policy Scholar no Baylor Center for Medical Ethics and Health Policy. Ele é codiretor do Texas Children's Center for Vaccine Development; ele lidera uma parceria de desenvolvimento de equipe e produto para o desenvolvimento de novas vacinas para doenças tropicais e coronavírus SARS/MERS/SARS-2. Co-fundador da Rede Global para Doenças Tropicais Negligenciadas que fornece acesso a medicamentos essenciais para centenas de milhões de pessoas. Ele é membro eleito da Academia Nacional de Medicina (Seção de Saúde Pública) e da Academia Americana de Artes e Ciências (Seção de Políticas Públicas). Hotez e sua colega Dra. Maria Elena Bottazzi foram indicados ao Prêmio Nobel da Paz por “seu trabalho para desenvolver e distribuir uma vacina COVID-19 de baixo custo para pessoas do mundo sem limitação de patente”. Recebeu o Prêmio de Liderança em Defesa de Vacinas da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene. Foi reconhecido por prêmios de liderança científica da AAMC (Association of American Medical Colleges) e da AMA (American Medical Association), além de ser reconhecido pela Anti-Defamation League com seu Popkin Award anual pelo combate ao antissemitismo.
www.peterhotez.org
Wilmot James é pesquisador sênior do Institute for Social and Economic Research and Policy da Universidade de Columbia. No final de março, assumiu o cargo de Professor de Prática (Serviços de Saúde, Políticas e Prática) e Conselheiro Sênior para Pandemias e Segurança Global de Saúde na Escola de Saúde Pública, Brown University, Providence, Rhode Ireland. Professor Honorário de Saúde Pública da Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo, atua como consultor da Iniciativa de Ameaça Nuclear e da Sociedade Africana de Medicina Laboratorial e faz parte do Conselho Consultivo da Resolve to Save Lives.
Pesquisador do Centro de Filosofia e História da Ciência da Universidade de Boston e professor de ética na Harvard Extension School. Possui um B.A. da Wesleyan University e Ph.D. em Filosofia pela University of Michigan (Ann Arbor). Lecionou filosofia na Colgate University (onde ganhou o Fraternity and Sorority Faculty Award por Excelência em Ensino de Filosofia), Universidade de Boston, Tufts Experimental College, Simmons College e Harvard Extension School (onde recebeu a Carta de Recomendação do Reitor por Ensino Distinto). Ex-Diretor Executivo do Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard, também atuou como consultor de políticas do Reitor Executivo da Faculdade de Artes e Ciências de Harvard e como Editor Associado no Departamento de Pesquisa do Federal Reserve Bank de Boston.
Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia Diretor Médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ Gerente de Relacionamento Médico da DASA/RJ
Pneumologista e Intensivista na Clínica São Vicente e professor da disciplina de Pneumologia na Faculdade de Medicina da UFF.
Doutora em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília, Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Epidemiologista, com especialização em epidemiologia pelas Universidades de São Paulo, do Sul da Flórida e Johns Hopkins. Coordenou o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS), responsável pela organização da política nacional de vacinação da população brasileira, no período de junho de 2011 até julho de 2019. Foi Diretora Adjunta do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS, no período de 2009 a 2011. Atualmente é consultora temporária da Organização Panamericana da saúde e atua como pesquisadora independente.
Professor Titular da Disciplina de Pneumologia da FMUSP, Diretor de Divisão da Pneumologia do InCor – HCFMUSP, Coordenador do Comitê de Terapia Intensiva – HCFMUSP e Diretor da Saúde Digital – HCFMUSP.
Médico Patologista Clínico. Mestre e Doutor em Medicina pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). MBA Gestão Saúde pelo Insper / Hospital Israelita Albert Einstein. Gerente Médico do Laboratório Clínico do Hospital Albert Einstein – Medicina Diagnóstica. Coordenador Médico do Laboratório Central do setor de Imunoquímica da EPM/UNIFESP. Presidente do CONEX (Conselho de Ex-Presidentes) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial.
É jornalista e escritor, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e fundador do Instituto de mesmo nome, a primeira organização brasileira voltada à defesa de políticas públicas baseadas em evidências. Foi pioneiro do jornalismo científico na internet brasileira, campo em que começou a atuar nos anos 1990. É autor de diversas obras de ficção científica e de divulgação da ciência, já tendo publicado mais de dez livros, além de artigos e reportagens nos principais jornais do país. Como autor de livros de divulgação científica, escreveu “Ciência no Cotidiano”, em parceria com Natalia Pasternak, que recebeu o Prêmio Jabuti em 2021; “Contra a Realidade”, também em coautoria com Pasternak; “Pura Picaretagem”, em coautoria com o físico Daniel Bezerra; e, como obras solo, “O Livro dos Milagres”, “O Livro da Astrologia” e “Negacionismo”.
Infectologista e Especialista em Medicina Preventiva e Social Pela UFMG, Mestre em Medicina, Diretor da Soc Mineira de Infectologia, Consultor Científico da Soc Brasileira de Infectologia
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Professor de Ética Médica e Bioética - Medicina - UNISA. Professor de Ética Médica e Bioética da Pós-graduação do Mestrado em Direito Médico do Curso de Direito da Universidade Santo Amaro – UNISA. Gerente, Assessor Técnico, Ética Médica-Bioética-Pediatria - OSS/SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Microrregião RASTS-VMVG. É PhD em Bioethics Division da International Chair in Bioethics, Membro da International Forum of Teachers, Head da Unidade de São Paulo da International Chair in Bioethics (World Medical Association Cooperation Center) do Departamento dos Países de Língua Portuguesa - sendo host a Universidade Santo Amaro - UNISA.
Professor Associado do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Epidemiologia pela Universidade de Columbia em Nova York. Atualmente, é pesquisador titular do Instituto Gonçalo Moniz - FIOCRUZ-BA, vice-coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica e coordenador da área de concentração em Epidemiologia Molecular do Curso de pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, ambos no IGM-FIOCRUZ-BA. Além disso, ele é chefe do Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce em Salvador, Bahia. Atuou como investigador principal em mais de 80 ensaios clínicos e estudos epidemiológicos, sua pesquisa se concentra na epidemiologia e prevenção de doenças infecciosas, tendo publicado mais de 120 artigos científicos com cerca de 23 mil citações. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro titular da Academia de Ciências da Bahia.
Professora do Dep de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ; Médica do Serviço de Alergia e Imunologia do IPPMG/UFRJ; Responsável pelo ambulatório de imunodeficiências do IPPMG/UFRJ; Diretora Científica da ASBAI (Assoc Bras de Alergia e Imunologia) 2023/24.
Professora Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP.
Médica pediatra e clínica de adolescentes; professora associada de pediatria e aposentada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Diretora da Clínica de Adolescentes, Membro da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, Coordenadora do Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde (www.ceiias.org.br) e Membro da Rede ESSE Mundo Digital (www.essemundodigital.com.br).
Graduado em medicina pela Fundação Técnica Educacional Souza Marques. Fez residência médica em pediatria pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Foi médico observador no Jackson Memorial Hospital em Miami nos EUA. Fez especialização em doenças infecciosas no Instituto Fernandes Figueira- Fiocruz. Autor do livro “Por dentro da pandemia”.
Mestre e Doutora em Cardiologia pela UFRJ, tem Título de Especialista pela SBC, AMIB, é Fellow do ACC e ESC e Professora Associada de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. É editor-associado dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia e do Internacional Journal of Cardiovascular Sinienses.
Especialista e mestre em Dermatologia, Doutor em Medicina, Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Ciências Mèdicas de Minas Gerais, Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte (2017-2022).
Coordenador Médico do Departamento de Patologia Clínica e Anatomia Patológica do Hospital Israelita Albert Einstein - Setor de Pesquisa e Desenvolvimento. Professor Livre Docente Responsável pelo Laboratório de Gastroenterologia e Hepatologia Tropical do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP. Diretor do Laboratório de Biologia Molecular, Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Doutor em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Foi Pesquisador-Colaborador do Laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP. É superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Novos Produtos, Rede DASA. É membro titular do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP e também do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Internacional do Instituto de Medicina Tropical da USP.
Pediatra, intensivista pediátrico, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações - SBIm de 2019 a 2022, membro da Diretoria da SBIm 2023/2024, membro do Departamento científico de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP.
Médico (Fac. Medicina / UFC); Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde (Esc. Saúde Pública do Ceará); Mestre em Saúde Coletiva pela UnB - Universidade de Brasília; Membro do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (NESC / FM-UFC); Foi Secretário Municipal de Saúde de Pedra Branca/CE entre 1997 - 2002; Foi Presidente do Cosems /CE - Conselho de Secretários Municipais de Saúde em 2002; Foi Secretário de Estado da Saúde do Ceará entre 2003 a 2006; Foi Presidente do CONASS - Conselho Nacional de Secretários de Saúde entre 2006 /2007; É Deputado Estadual 23° Legislatura; É Secretário Executivo do CONASS desde 2007.
Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Mestre (2000) e Doutora (2004) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela FMUSP. Professora da Pós-Graduação FMUSP e Médica do Grupo de Infecção em Imunodeprimidos do Hospital das Clínicas-FMUSP. Coordenadora da Comissão de Infecção em Transplante (COINT) da Associação Brasileira de Transplante de Órgão (ABTO), e coordenadora da Infectologia DASA – Diagnósticos.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágios de pós-doutoramento no Instituto Max-Planck em Tuebingen, Alemanha, Centro de Desenvolvimento de Vacinas da Universidade de Maryland, EUA, Departamento de Microbiologia e Biologia Molecular da Universidade de Tufts, EUA e Departamento de Microbiologia Médica da Universidade de Gotemburgo, Suécia. Pesquisador visitante no Instituto de Genética da Universidade de Bayreuth, Alemanha. Foi Professor adjunto no Departamento de Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco e no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é livre docente e professor titular pela Universidade de São Paulo e responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas. Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Coordenador da Plataforma Científica Pasteur-USP. Presidente do Conselho Deliberativo da incubadora de empresas USP/IPEN (CIETEC).
Professor, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e Universidade Federal de São Paulo
Cirurgião Torácico Rede D'Or e Oncologia D'Or Professor Doutor do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP Coordenador do Programa de Transplante Pulmonar do HIAE
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília, especialização em Infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília. É médico da FMT-HVD e especialista em Saúde Pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (FIOCRUZ-Amazonas), professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e professor adjunto da University of Texas Medical Branch (UTMB). Ex-professor adjunto da Kent State University e da Tulane University. Coordena desde 2017 o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema, em Manaus. Presta consultoria e é parte de comitês e grupos de trabalho no Programa Global de Malária da OMS. É pesquisador 1B do CNPq na área da Medicina e editor da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, PLoS Neglected Diseases e Frontiers Tropical Medicine.
Professor Adjunto da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Bolsista de Produtividade 1A do CNPQ. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi pós-doutorando no National Institute of Allergy and Infectious Diseases. Em 2010 obteve o título de Livre Docente em Virologia. Atua também no Centro Integrado de Pesquisa Clínica e no Laboratório Central do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia. E Associated Adjunct Professor do Departamento de Patologia da University of Texas Medical Branch e conselheiro e "chair-elected" do American Committee on Arthropod-Borne and Zoonotic Viruses (ACAV).
Graduado em Ciências Contábeis e especialista em Saúde Pública - Administração de Serviços e Planejamento pela Fundação Comunitária Tricordiana de Educação, Três Corações. Consultivo da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Diretor Geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas. Foi Secretário Municipal de Saúde de Carmo de Minas em Minas Gerais. Foi Secretário Municipal de Saúde dos Municípios de Lambari e São Lourenço em Minas Gerais, Membro Conselho Administração da Hemobrás - Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, Diretor Financeiro do CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Presidente do COSEMS - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e Presidente do Fundo Municipal de Saúde São Lourenço.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1982), Doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1999), e Pós-doutorado pela University of Texas Medical Branch (UTMB, USA, 2002-2003). É professor de Patologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Pesquisador de produtividade 1A do CNPq. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Fellow da American Society of Tropical Medicine and Hygiene (USA). É médico Virologista e ex-diretor do Instituto Evandro Chagas.
Infectologista; professora associada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Infectologista do Grupo de Transplante de Fígado do Hospital de Clínicas da Unicamp; membro da Comissão de Infecção em Transplantes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos ( ABTO).
Atual Presidente da ABRAMGE – Associação Brasileira de Planos de Saúde Atual Vice-Presidente de Relações Institucionais do UnitedHealth Group Brasil. Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, com especialização em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP e em Direito do Estado e Regulação FGV / RJ.
Doutor em Psicologia. Professor de Psicologia Social na graduação em Psicologia e de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve pesquisas sobre processos de cognição e comportamento social, investigando diversos fenômenos como moralidade, comportamento prosocial, comportamento desonesto, crenças em notícias falsas, desinformação e pseudociência. Tem estabelecido uma linha de pesquisa para investigar como se estrutura e organiza o pensamento científico avaliando seus impactos sobre diversos temas contemporâneos em saúde, como a adesão à vacinação e o apoio a tratamentos sem eficácia durante a Pandemia da COVID. Para realizar suas pesquisas, emprega diversos métodos de pesquisa correlacional e experimental com atenção especial ao desenvolvimento de instrumentos de mensuração válidos e confiáveis para os processos e comportamentos objetos de estudo.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Pediatria pela UFPR e em Genética Médica pela Universidade de Vanderbilt, Nashville, Tennessee, EUA. Mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná e migrou para Doutorado em Genética também pela Universidade Federal do Paraná. É diretor do Centro de Aconselhamento e Laboratório Genetika, em Curitiba. Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Presidente Científico do Departamento de Genética e do Grupo de Trabalho em Doenças Raras da Sociedade Brasileira de Pediatria. Foi Presidente por dois mandatos da Sociedade Brasileira de Genética Médica. Médico geneticista do Hospital do Trabalhador/CAIF e do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).
Médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e atual coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia.
É neurologista, Assistente-Doutor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e Fellow da Academia Americana de Neurologia (FAAN).
Doutor e mestre em epidemiologia pela UFRGS, possui especializações pelo CDC/EUA, Johns Hopkins e UnB, nas áreas de epidemiologia de campo, gestão e geoprocessamento, respectivamente. Atuou como Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde entre 2019/2020 e Secretário de Saúde do STF entre 2021/2022. É epidemiologista no Hospital das Forças Armadas, onde atua como Servidor Público Civil, docente de medicina na Uniceplac e colabora com instituições nacionais e internacionais no aprimoramento de ações relacionadas à saúde pública, gestão, preparação e resposta às emergências em saúde pública. Possui 25 anos de experiência em gestão pública municipal, estadual e federal.